Header Ads Widget

header ads

Oi Rede de Transporte e Backbone Internacional

Conheça o backbone da Oi

A Oi é a principal provedora de serviços de telecomunicações do Brasil e, após a aquisição da Brasil Telecom no início de 2009, tornou-se a maior operadora de telecomunicações do país em faturamento e a maior empresa de telefonia fixa da América do Sul com base no número total de linhas em serviço.
A Oi atua nas três regiões brasileiras do Plano Geral de Outorgas que, de acordo com dados do IBGE, têm as seguintes características:
A Região I, composta por 16 estados na região nordeste e sudeste do Brasil, que possuía uma população combinada de, aproximadamente, 105,4 milhões em 2009, representando 55,0% do total da população brasileira naquela data e, aproximadamente, 39,1% do PIB brasileiro de 2009.


A Região II, composta pelo Distrito Federal e mais nove estados da região oeste, central e sul do Brasil, possuía uma população combinada de, aproximadamente, 45,3 milhões em 2009, representando 23,6% da população brasileira e, aproximadamente 27,4% do PIB brasileiro de 2009.
A Região III, que abrange o Estado de São Paulo, possuía uma população combinada de, aproximadamente, 41,1 milhões em 2009, representando 21,4% da população brasileira e, aproximadamente 33,5% do PIB brasileiro de 2009.
A Oi oferece um leque de produtos de comunicações integrados e convergentes que incluem serviços tradicionais de telefonia fixa, móvel, transmissão de dados (inclusive banda larga), ISP e outros serviços a residências, usuários corporativos de pequeno, médio e grande porte, agências governamentais e outras empresas de telecomunicações.

Serviços de Telefonia Fixa 

O negócio de telefonia fixa nas Regiões I e II inclui serviços locais e de longa distância, serviços de uso de redes (interconexão) e de telefones públicos, conforme as concessões e autorizações outorgadas pela ANATEL. A Oi é uma das maiores empresas de telefonia fixa da América do Sul em termos de número de linhas instaladas, de acordo com dados de 31 de dezembro de 2008.
Em 2010, a Oi possuía 12,8 milhões de linhas fixas em operação, o que a tornava a maior prestadora de serviços de telefonia fixa da Região I, com uma parcela de mercado de 78,1% do total de linhas fixas instaladas na Região. Na Região II, no mesmo período, a Brasil Telecom possuía 7,2 milhões de linhas fixas em operação, e detinha 71,6% do mercado de linhas fixas instaladas na Região.

Serviços de Telefonia Móvel 

A Oi presta serviços de telefonia móvel em todo o Brasil. Considerando os 24,4 milhões de assinantes móveis na Região I ao final de 2010, a Oi figura como uma das principais prestadoras de serviços de telefonia móvel nesta região, com uma parcela de mercado estimada em 24,2% do total dos assinantes de celulares da região no mesmo período.
Com a aquisição da Brasil Telecom, a Oi se tornou uma das principais prestadoras de serviços de telefonia móvel também na Região II. Ao final de 2010, a Brasil Telecom tinha 7,8 milhões de assinantes e uma parcela de mercado estimada em 15,0% do total de assinantes de celulares na região.
A Oi começou a oferecer serviços de telefonia móvel na Região III em outubro de 2008, e, em 31 de dezembro de 2010, já possuía 7,2 milhões de assinantes móveis, compondo uma parcela estimada de mercado de 14,2% do total de assinantes de celulares na região.

Serviços de Transmissão de Dados 

A Oi oferece uma diversidade de serviços de transmissão de dados em alta velocidade. Os serviços de banda larga, que utilizam, principalmente, a tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), são oferecidos na Região I e II sob a marca “Oi Velox”.
Em 2010, a Oi possuía 2,0 milhões de assinantes de ADSL na Região I, representando 18,6% das linhas fixas instaladas pela Oi. Já na Região II, em 2010 a Oi atendia 1,9 milhão de usuários, penetração de 26,8% das linhas fixas instaladas pela empresa.
A Oi também presta serviços de transmissão de voz e dados a clientes corporativos em todo o Brasil.

Outros Serviços 

Após a Aquisição da Brasil Telecom, a Oi passou a operar uma rede de cabos submarinos de transmissão de fibra óptica que conecta Brasil, Venezuela, Bermudas e Estados Unidos, e um portal de internet chamado “iG”, o segundo maior do Brasil em termos de número de visitantes únicos, em 2008, segundo avaliação do Ibope/NetRatings.
Por meio da subsidiária WAY TV Belo Horizonte S.A., a Oi presta serviços de TV por assinatura e internet banda larga para clientes residenciais, comerciais e corporativos nas cidades de Belo Horizonte, Poços de Caldas, Uberlândia e Barbacena, no estado de Minas Gerais. A WAY TV usa uma rede híbrida de fibra óptica e cabo co-axial bidirecional (HFC) que permite oferecer uma variedade de serviços interativos como cursos a distância, telefonia e telemedicina, entre outros.
Em novembro de 2008, a ANATEL autorizou a Oi a prestar serviços de TV por assinatura em todo o Brasil, utilizando tecnologia por satélite DTH. O lançamento desse serviço foi realizado em julho de 2009, inicialmente apenas para as cidades do estado do Rio de janeiro. Ao final de 2010 o serviço já era oferecido em 14 estados do país e para o Distrito Federal.
A Oi busca associar a sua imagem a um estilo de vida identificado com atributos como ousadia, agilidade e inovação, resumido na frase "Oi - simples assim". O grupo objetiva oferecer o que há de mais moderno em serviços de telecomunicações, superando os níveis de exigência dos clientes e do mercado. Para isso, investe fortemente no desenvolvimento de novas tecnologias e no treinamento de seus funcionários, a fim de garantir o melhor atendimento a seus consumidores.

Rede de Transporte e Backbone Internacional 

No segmento corporativo, a Oi possui uma extensa rede de transporte nacional e um backbone internacional, o que a habilita a prestar serviços da mais alta qualidade e segurança a grandes corporações, governos e pequenas e médias empresas.




Backbone em: 23 Fevereiro de 2012

Postar um comentário

0 Comentários